Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

22 maio 2015

Causa Animal recebe atenção especial do PMDB gaúcho



Foto: Juliane Pimentel

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que no Brasil existam atualmente mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro e, destes, 10% estão abandonados. Preocupada com essa realidade, a vereadora de Porto Alegre Lourdes Sprenger (PMDB) apresentou nesta semana, na sede estadual do partido, a proposta de criação do Núcleo Estadual da Causa Animal – primeiro em todo o Estado.

Lourdes, que há 13 anos trabalha como protetora e voluntária da causa animal, é a primeira vereadora eleita (2012) por esta bandeira e entende que é preciso chamar a atenção dos setores público e privado sobre o tema. “Os números mostram que este é um tema que precisa ser tratado como questão de saúde pública. O debate e a construção de ações e programas para fazer o controle populacional é um dos principais objetivos do núcleo”, explica. A vereadora, que preside a Frente Parlamentar Porto Alegre sem Maus-tratos aos Animais, destaca que temas como o fim do abandono indiscriminado, a identificação e cadastramento informatizado dos animais serão tratados pelo grupo.

A proposta tem o apoio de peemedebistas e simpatizantes da causa animal. Entre os apoiadores está o secretário –geral do PMDB, deputado Gabriel Souza, que também é médico veterinário atuante. “Esta é uma das minhas bandeiras na Assembleia, inclusive presido a Frente Parlamentar pelo Controle Populacional de Animais Domésticos, onde vamos tratar de temas que convergem com os propostos pela vereadora, como a identificação por microchipagem e a adoção consciente”, ressalta Gabriel.

A proposição agora segue para análise e aprovação da Executiva Estadual do PMDB gaúcho.

Fonte: Imprensa PMDB-RS