Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

19 abril 2016

Educação ambiental contribui para melhorar saneamento básico

Foto: Leonardo Contursi/CMPA
Com base na Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre debateu, nesta terça-feira (19), o tratamento de água e esgoto, controle de pragas e drenagem de águas pluviais na Capital. A presidente da Comissão, Lourdes Sprenger (PMDB), destacou o tema da campanha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs: “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”. E o lema ecumênico: "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" (Am 5,24), com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.

Dentro deste enfoque, a Cosmam recebeu representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Associação de Engenharia Sanitária e Ambiental do Estado, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge-RS), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Defesa Civil de Porto Alegre, Conselho Municipal de Saúde, para tratar das ações locais, principalmente porque o saneamento básico é fator determinante para o controle de doenças infectocontagiosas.

Um dos problemas levantados pela diretora da Divisão de Obras e Projetos do DEP, Daniela Benfica, é a falta de recursos para os altos investimentos necessários, na ordem de R$ 3 bilhões para drenagem urbana; ainda foi informado pelo assessor da presidência da Corsan, Omar Cafruni, que nem todas as ligações de esgoto das residências estão ligadas na rede municipal apesar de haver disponibilidade em muitos casos, problema também enfrentado pelo DMAE; e foi salientada pelo diretor-geral do DMLU, Gustavo Fontana, e pelo conselheiro João Farias a importância da educação ambiental no descarte de resíduos sólidos. Educar não apenas as crianças, mas também os adultos, para darem o exemplo. Para evitar situações enfrentadas pelo DMLU que, numa ação recente, encontrou animais mortos jogados no arroio Dilúvio.

Ao final, Lourdes encaminhou sugestão para que a Cosmam participe de campanha de educação ambiental para o descarte correto dos resíduos. Também foi registrada a proposta de aumento das contrapartidas dos empreendimentos erguidos na cidade para o saneamento básico, assunto a ser tratado em nova agenda com a prefeitura.