Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

06 julho 2016

Cosmam discute casos de gripe e campanhas de vacinação

Reunião da Cosmam (Foto:Elson Sempé Pedroso/CMPA) 
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Vereadores realizou uma reunião nessa terça-feira (5) para tratar dos casos de gripe e da vacinação na cidade. A presidente da Cosmam, Lourdes Sprenger (PMDB), falou sobre os números de óbitos por Gripe A no Estado, que já chegam a 160 em 2016. De acordo com a vereadora, a Capital concentra 25,6% dos casos confirmados e 28% dos óbitos. “A quantidade de casos de internação aumentou de 885 para 972. São números que só perdem para 2009, quando ainda não havia a vacina, e um surto matou 298 pessoas em 12 meses”, ressaltou a vereadora.

O secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, garantiu que a taxa de mortalidade em moradores de Porto Alegre é mais baixa do que a do Estado: 11% na Capital contra 17% no Estado. “Isso porque a atenção básica tem prestado um atendimento de maior qualidade, atingindo 71,6% de cobertura atualmente”, destacou. Ritter acrescentou ainda que a Capital conta com 141 unidades de saúde e 211 equipes de saúde de família, sendo que mais de 100 profissionais fazem parte do programa Mais Médicos, do governo federal.

A vereadora Jussara Cony (PCdoB) também falou sobre o grave momento da saúde pública no Brasil e solicitou que a comissão marque uma visita ao prefeito José Fortunati para tratar da contratação de novos farmacêuticos. Também participaram da reunião o vice-presidente da Cosmam, Dr. Goulart (PTB), e os vereadores Kevin Krieger (PP) e Mario Manfro (PTB).