Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

12 julho 2016

Cosmam ouve explicações sobre mau cheiro e gosto ruim da água na Capital

Foto: Guilherme Almeida/CMPA
Mau cheiro e gosto ruim da água potável de Porto Alegre foi tema da reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) realizada na tarde desta terça-feira (12/7) na Câmara Municipal. A presidente da comissão, vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), leu uma avaliação do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) que apresentava três hipóteses como motivo do problema: a poluição, a reação de substâncias e condições de saneamento precárias. Em 90 dias, foram registradas 1.003 reclamações sobre a qualidade da água na capital.

O engenheiro químico da equipe de Vigilância Sanitária da Prefeitura, Rogério Ballestrin, disse que “o Dmae foi questionado pela Prefeitura, mas foi observado que a dosagem de cloro usada no tratamento do líquido permaneceu a mesma. Também foi feito um estudo sobre a toxicidade da água e também não foi constatada alteração”. Ballestrin também declarou que foi apresentada uma alteração nos mananciais.

A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e microbiologista Sueli Van Der Sand afirmou que essas bactérias causadoras do mau cheiro e do gosto ruim, chamadas de actinomicetos, não oferecem riscos à saúde da população. “Essa alteração pode ter acontecido por causa da baixa quantidade de chuva nos últimos meses, mas isso também é resultado da poluição ambiental. Em todo o mundo a gente tem esse tipo de problema”, declarou Sueli.

Alfredo Ferreira, representante da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), declarou que há um desaparelhamento dos órgãos públicos que cuidam do meio ambiente na cidade. “Por um lado, usa-se o Guaíba para lançar dejetos. Por outro, houve falta de chuvas, por isso a maior concentração de poluentes. Mas a poluição, em Porto Alegre, não tem sido mais examinada”, afirmou.

O engenheiro civil e representante do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Paulo Napoli, declarou que a responsabilidade do tratamento da água potável na cidade é, na verdade, do Dmae. A Cosmam convidou o departamento para a reunião, mas não houve comparecimento.

O presidente do Movimento Menino Deus Sustentável, Ivo Krauspenhar, disse que a falta de equipamentos modernos e o sucateamento dos órgãos públicos interferem nesse descuido com a água, que vem apresentando cheiro “muito forte” na região do Menino Deus.

Ao final da reunião, foram feitos encaminhamentos ao Ministério Público, que está realizando um inquérito sobre o caso. Também estiveram presentes Sérgio Celia, dermatologista do Hospital São Lucas, a vereadora Jussara Cony (PCdoB) e o vereador Paulo Brum (PTB).

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)