Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

12 agosto 2016

Cosmam irá tratar da acumulação compulsiva

A acumulação compulsiva é o tema da próxima reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O problema é caracterizado pela aquisição ou coleta de bens ou objetos e a incapacidade de usá-los ou descartá-los. A compulsão interfere no dia-a-dia.

A presidente da comissão, vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), destaca que é a primeira vez que a Cosmam trata desta pauta tão importante para a causa animal. “Devido à falta de políticas públicas e ao descontrole populacional, protetores com grande sensibilidade acabam resgatando animais sem ter como dar a assistência necessária. Muitas vezes acabam não tendo condições de cuidar de si mesmos e de sua saúde”, destaca a vereadora. Lourdes, que é a primeira parlamentar eleita pela causa animal no Rio Grande do Sul, ressalta ainda que a condição pode levar a problemas com vizinhos. “Convidamos os órgãos envolvidos para dar visibilidade ao problema e aumentar a assistência do poder público a quem precisa, diminuindo assim o sofrimento humano e animal”, complementa.


A reunião será realizada na terça-feira (16), na sala 301 da Câmara de Vereadores, a partir das 10h, e é aberta ao público. A Cosmam convidou para a reunião o gabinete do prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (Seda), a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, a Secretaria Municipal do meio Ambiente (Smam), a Secretaria Estadual da Saúde, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, o Ministério Público do Rio Grande do Sul, o Batalhão Ambiental da Brigada Militar e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), entre outros.