sábado, 7 de janeiro de 2017

PROJETO TAMAR

O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.







A missão é pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção e protege cerca de 1.100 km de praias, em 25 
localidades em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros.
Das sete espécies que existem no mundo, cinco ocorrem no Brasil: cabeçuda (Caretta caretta), de couro (Dermochelys coriacea), oliva (Lepidochelys olivacea), verde (Chelonia mydas), de pente (Eretmochelysimbricata). Mas como são altamente migratórias, as tartarugas marinhas tornam-se patrimônio de todas as nações.