Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

18 julho 2023

Delegacia Amiga dos Animais realiza prisão em flagrante de maus-tratos

Mais um caso triste de Maus-tratos que a 15ª Delegacia de Polícia Civil, acionada pelo Gabinete da Causa Animal e acompanhada pela Guarda Municipal e veterinário, prendeu em flagrante no bairro Partenon, casal de tutores de um cão que estava em situação deplorável, magreza extrema, o que configura crime de maus-tratos.

O animal foi encaminhado para atendimento. A 15ª DP é reconhecida como Delegacia Amiga dos Animais pelos relevantes serviços prestados à causa.


17 julho 2023

Crise na cooperativa afeta animais

A crise econômica que afeta a cooperativa Languiru, atinge também diversos produtores rurais do Vale do Taquari (RS) que não dispõem de recursos para alimentar os animais alojados nos galpões.

Falta matéria-prima utilizada na comida dos bichos e risco de canibalismo por conta da fome.

A questão está sendo levada às autoridades estaduais.

14 julho 2023

Em prol da preservação da natureza

Na tribuna do Legislativo, lembrei que a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara (Cosmam) quando fez vistoria na praia do Lami, foi solicitada a retirada de vegetação nativa no entorno da orla. E não tinha sido autorizado pela Secretaria do Meio Ambiente.

Entendo que as áreas nativas devem ser preservadas, protegendo a fauna e flora. Os locais de lazer nas praias, como Lami, devem ter preservação para que as pessoas possam desfrutar do bem-estar e da natureza em local público.

Com esta manifestação encaminhei que o projeto em pauta não deveria ser aprovado resultando na retirada pelos autores da proposta.


12 julho 2023

Sessão plenária na Câmara Municipal de Porto Alegre

Participei das Sessões Ordinária e Extraordinária, desta quarta-feira (12/7), nas atividades de plenário a votação de projetos do Legislativo e Executivo neste primeiro semestre.

As demais proposições entram em pauta para discussão e votação após o recesso parlamentar que se encerra em 31 de julho.

Seguimos trabalhando com as agendas do gabinete e externas.



Dia do Engenheiro Florestal

O Dia do Engenheiro Florestal é celebrado em 12 de julho.

A escolha desta data é uma homenagem a São João Gualberto, que morreu em 12 de julho de 1073.

Esse santo foi um monge italiano que dedicou toda a sua vida ao cultivo de bosques florestais durante o século X e, por isso, e foi consagrado pelo Papa Pio XII como o “Protetor dos Florestais”.

Pensar o desenvolvimento atrelado à sustentabilidade é uma das maiores necessidades. Cuidar da nossa casa, o Planeta Terra é fundamental!
Aliados do meio ambiente, eles oferecem à sociedade caminhos e opções para um progresso consciente, que respeite a biodiversidade de nossos ecossistemas e utilize os recursos naturais de maneira sustentável.
Meus parabéns
a todos que se dedicam a esta profissão de grande importância para toda a sociedade!

Programa de castrações em Porto Alegre

O controle populacional dos animais é uma das bandeiras que defendemos na Câmara de Vereadores. Conseguimos tirar do papel o programa de castrações em Porto Alegre.

Garantimos mais de 80 mil castrações de cães e gatos nas regiões alcançadas pela descentralização sul, centro, leste e norte na capital gaúcha.

O nosso objetivo é cada vez mais diminuir o número de animais maltratados e abandonados na cidade. A luta continua!


Click aqui e assista a mensagem: https://www.facebook.com/lourdesanimais/videos/2051435785048118

11 julho 2023

Obras do Parque Harmonia na pauta da Comissão de Saúde e Meio Ambiente

Na reunião extraordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) foram apresentados o projeto de Concessão do Parque Harmonia e explicações sobre execução das obras pelos representantes da empresa concessionária e pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente.

A Comissão analisará os documentos e foi encaminhado a criação de uma Comissão Externa para acompanhar as obras.


As capivaras de Torres/RS

Família de capivaras às margens do Rio Mampituba, em Torres.

Como são animais silvestres, deve-se manter a distância e não alimentar.

A prefeitura de Torres e o Conselho Municipal do Meio Ambiente colocaram placas para chamar atenção de pedestres e motoristas.

Participe do Censo Animal sobre a população de cães e gatos

Encaminhei recursos por emendas impositivas que a Prefeitura de Porto Alegre está cumprindo na realização inédita do Censo Animal 2023, a partir de 24 de julho em Porto Alegre.

O censo possibilitará a projeção de políticas públicas e ações como castrações, vacinação, encoleiramento, identificação e manejo da população de cães e gatos na Capital.

Os recenseadores entrevistarão tutores sobre dados do mascote e aspectos da convivência familiar.

10 julho 2023

91 anos do Sindicato dos Comerciários da Capital

Ao cumprimentar o Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec) pelos 91 anos de atuação, lembrei do início das minhas atividades profissionais, quando trabalhei no comércio.

E salientei a importância da entidade sindical que atua numa área que gera milhões de empregos, promovendo a economia e o desenvolvimento de nossa cidade.















Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar na Câmara Municipal de Porto Alegre

No Plenário da Câmara, cumprimentei a Brigada Militar pelos 25 anos do Proerd, programa em parceria com a comunidade escolar que promove a conscientização sobre o combate às drogas e a violência, capacitando crianças e adolescentes para atitudes saudáveis.












Fala Vereador, com Lourdes Sprenger

Estarei no programa “Fala Vereador”, da TV Câmara, nesta segunda-feira (10/7), às 21 horas, falando sobre a minha trajetória política, legislação, do meu engajamento com a proteção e a Causa Animal.

Assista no canal aberto 11.3 e canal 16 Net/Claro e também no Youtube @tvcamaraportoalegre.

O mascote da Corporação

O cão chegou no Corpo de Bombeiros de Passo Fundo ainda filhote.

Recebeu atendimento veterinário, água, comida e foi ficando.

Alegre, brincalhão e companheiro, o vira-lata foi adotado por todos, recebeu o nome de Sub e se tornou o mascote da Corporação.

09 julho 2023

Aumento duplo dos Planos de Saúde

No período de liderança relatei que o aumento na mensalidade dos planos de saúde particulares e familiares fixado pela Agência Nacional de Saúde até o limite de 9,63% e atingirá 8 milhões de pessoas.

O outro aumento pela faixa etária
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) autorizou a aplicação de reajuste de planos de saúde coletivos por faixa etária. A decisão vai impactar os idosos e quem está prestes a completar 60 anos que estão em torno de 7,4 milhões de beneficiários com 59 anos ou mais, de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Ainda disse na Tribuna: “Em uma situação que vemos tantas pessoas desempregadas, aposentados, comércios fechando como vamos pagar todos esses aumentos dos planos de saúde?” o SUS não cresceu para atender a migração de quem não vai conseguir pagar Plano de Saúde, a demanda dessas pessoas aumentará nas filas do SUS, em consultas, exames e cirurgias.

07 julho 2023

Combate a Zoonoses foi pauta do Seminário no Julho Dourado na Comissão de Saúde e Meio Ambiente de Porto Alegre

No Dia Mundial de Combate a Zoonoses (6/7), realizamos o Seminário que propus sobre “Políticas públicas e ações eficientes para prevenção de doenças graves e zoonoses”. Especialistas falaram sobre patologias que atingem seres humanos e animais.

Eles também ressaltaram a importância dos cuidados com a proteção animal e o meio ambiente. O evento foi realizado na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara (Cosmam) no plenário Ana Terra.

A Médica Veterinária da Equipe de Zoonoses e Vacinação da Prefeitura de Porto Alegre, Renata Casa Nova, alertou que a raiva é uma doença que pode chegar a 100% de letalidade, se não for tratada e que tem um alto custo social e econômico. Ela também falou sobre esporotricose, doença pode afetar humanos e animais e que a infecção se dá, principalmente, pelo contato do fungo com a pele ou mucosa.
O Médico Veterinário do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Lucas Corrêa Born, disse que a leishmaniose é uma doença infecciosa, transmitida principalmente pelo mosquito palha e que também atinge humanos e animais. Cães são as espécies mais atingidas. A prevenção se dá pela eliminação da presença do vetor, uso de coleiras repelentes e vacina (mas que a aplicação está suspensa temporariamente).
O Médico Veterinário e professor da Faculdade de Veterinária da Ufrgs, João Fábio Soares, explicou que a febre maculosa é transmitida pelo carrapato estrela. Disse que este carrapato é característico da região sudeste e não é encontrado no RS, porque tem ligação com biomas e ambientes diferentes, com enfermidades distintas.
A médica veterinária Lisandra Dornelles trabalha com a ONG Médicos Veterinários de Rua e destacou a importância do registro de enfermidades encontradas, publicação de trabalhos sobre doenças e a necessidade de se investir na Educação da população para disseminar informações sobre zoonoses.








06 julho 2023

Voluntariado pela Causa Animal

Em entrevista ao programa Fala Vereador, da TV Câmara respondi questionamentos de internautas e telespectadores.

Sobre animais abandonados, expliquei que abandono é crime, deve ser feito Boletim de Ocorrência e que a ampliação da albergagem é um dos desafios.

A respeito da minha chegada na política, contei que meu engajamento começou através do voluntariado pela causa animal que resultou na participação no Fórum de Bem-estar Animal na Câmara em 2002 a 2008, para tratar de reivindicações e demandas da causa e hoje sou vereadora em terceiro mandato. O programa vai ao ar na próxima segunda-feira, às 21h, pelo Canal 16 da Net e Canal Digital 11.3 com reprises durante a semana.

Seminário - Políticas e ações eficientes para prevenção de doenças graves e zoonoses


Hoje: Nomes confirmados como palestrantes do Seminário Políticas Públicas e ações eficientes para prevenção de doenças graves e zoonoses
6 de julho às 14h. na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Renata Casa Nova – Médica Veterinária da Equipe de Zoonoses e Vacinação da Prefeitura de Porto Alegre.
Tema: Raiva e Esporotricose.
João Fábio Soares – Médico Veterinário pela UFSM e professor da Faculdade de Veterinária da UFRGS.
Tema: Zoonoses e Febre maculosa.
Lucas Corrêa Born – Médico Veterinário do Centro Estadual de Vigilância Sanitária e Especialista em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde
Tema: Leishmaniose

Posse de novos dirigentes da Justiça Federal

Participei da cerimônia de posse com a participação do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Fernando Quadros da Silva, entre outras autoridades.

Os novos dirigentes:
- juíza federal Carla Evelise Justino Hendges e do juiz federal Fábio Dutra Lucarelli que assumiram os cargos de diretora e vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do RS (SJRS) para o biênio 2023-2025.

No último biênio, os juízes federais Fábio Vitório Mattiello e Fábio Dutra Lucarelli ocuparam os cargos de diretor e vice-diretor da SJRS, respectivamente.



04 julho 2023

Audiência representando a Escola Legislativa da Câmara no Tribunal de Contas RS

Como presidente da Escola Legislativa Julieta Battistioli, da Câmara Municipal de Porto Alegre, estive no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).

Na ocasião, fui recebida pelo Conselheiro Alexandre Postal, presidente do Tribunal e Anderson Bettanin, diretor da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena.

Tratamos do intercâmbio de cursos e eventos das Escolas do Legislativo e de Contas.


Reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre

A pauta foi para debater o projeto do Parque Harmonia. Ao final da reunião, a Cosmam decidiu que irá oficiar o Executivo para pedir a interrupção das obras da empresa devido as denúncias que o parque está sendo descaracterizado e que há uma “destruição ambiental” ocorrendo no local e o som das festas raves no local com elevado som importunando os moradores do centro histórico.

Encaminhamentos
“Esta comissão não será omissa diante de tudo o que se ouviu aqui”, afirmou o presidente da Cosmam, José Freitas. Ficaram definidos como encaminhamentos, a partir de proposta do vereador Oliboni, que a comissão fará uma visita ao parque na próxima terça-feira (11/7), às 14h – e que, até lá, a concessionária e a prefeitura irão apresentar à Cosmam toda a documentação relativa ao projeto. Os vereadores também decidiram que a comissão irá subscrever o pedido de paralisação das obras, por meio de um ofício ao Executivo municipal.



Julho Dourado, mês da vacinação animal e Seminário sobre Zoonoses

Em entrevista ao programa Portal RDC, apresentado pelo jornalista Cláudio Andrade, falei sobre projeto de minha autoria que prevê a criação do Programa Municipal de Vacinação contra a Leishmaniose Animal, que tem por finalidade prevenir e controlar a doença, que é transmitida pelo mosquito-palha.

Também convidei a todos para o Seminário sobre Políticas Públicas e ações para prevenção de doenças graves e zoonoses, que acontecerá no dia 06/07 (quinta-feira).

Será fornecido certificado de participação. O evento será no Plenário Ana Terra, na Câmara Municipal - av. Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico – Porto Alegre.

03 julho 2023

Personalidades da Escola Legislativa da Capital

Como presidente da Escola Legislativa Julieta Battistioli, da Câmara Municipal de Porto Alegre, comunico a criação do informativo “Personalidade do Legislativo Julieta Battistioli”.

A edição de estreia tem como destaque a primeira vereadora eleita para o Legislativo da Capital e que dá o nome à escola: Julieta Battistioli.

A publicação será mensal, nos murais da Casa e no site: https://escola.camarapoa.rs.gov.br.

Projeto de Lei cria Programa Municipal de Vacinação contra a Leishmaniose Animal.

Em entrevista à TV Câmara, falei sobre o projeto de minha autoria que prevê o Programa Municipal de Vacinação contra a Leishmaniose Animal, com a finalidade de prevenir e controlar a doença.

A Leishmaniose é uma doença parasitária, transmitida pelo mosquito-palha e que pode afetar a saúde humana e canina quando cães infectados são mantidos em ambientes com acúmulo de resíduos e matéria orgânica, ambientes sem limpeza diária, tais como galinheiros, ou em áreas próximas às matas, rios e lagos.

O Programa será desenvolvido de maneira integrada entre os órgãos do Município. O projeto propõe também campanhas de divulgação para elucidação sobre as características da doença e seus sintomas; precauções a serem tomadas pelos proprietários dos animais e orientações sobre vacinação.

02 julho 2023

Diversão na Praça

 

Diversão na Praça com várias stands e moradores confraternizando o arraiá.













Dia do Bombeiro

Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos e inúmeras ações.

Em 02 de Julho de 1856, foi assinado por Dom Pedro II, o Decreto n° 1775 que regulamentou pela primeira vez o serviço de extinção de incêndios no Brasil.

Mês da conscientização da vacinação animal.

Realizaremos dia 06.07 (quinta- feira) às 14h,Seminário sobre prevenção às Zoonoses na Câmara Municipal de Porto Alegre com certificado de participação.

A minha proposição pelo mês Julho Dourado irá tratar com especialistas da prevenção de doenças graves e Zoonoses.

Feira pró animais

Projeto do Grupo de Moradores Gatinhos da Medianeira realizaram uma feira em prol dos animais.

Estive com Cinthya Cunha Travessas, uma das organizadoras do evento que aconteceu neste sábado, 1/7, na zona sul.

01 julho 2023

Prefeitos de Praça e Pacto de Governança na Capital

Estive na Praça Nações Unidas, neste sábado (1/7), no Ato de Nomeação dos Prefeitos de Praça e Assinatura do Pacto de Governança.

Entre os nomeados, o presidente da Amobela, Luiz Felipe Irigaray, prefeito da Praça Carlos Simão Arnt (praça da Encol).

Também foram contempladas as praças: Rotary, Campos Salles, Joaquim Rache Vitello, Nações Unidas, Harald Edelstam e Mafalda Verissimo (praça Buri).

Julho /2023

 

Julho, que seja um mês abençoado.

Julho Dourado

30 junho 2023

Dia Mundial de Combate a Zoonoses - Julho Dourado

SEMINÁRIO DA COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

Pauta: Políticas Públicas e ações eficientes para prevenção de doenças graves e zoonoses
Proponente: Vereadora Lourdes Sprenger
Temas: zoonoses, vacinação, raiva, esporotricose, leishmaniose, febre maculosa
Data: 6 de julho/2023 (5ª feira) –
Horário: 14 h
Local: Plenário Ana Terra da Câmara Municipal – av. Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico – Porto Alegre.
Será concedido certificado aos participantes.

29 junho 2023

Empresa de Energia Elétrica Equatorial comparece à Câmara Municipal de Porto Alegre após ciclone extratropical.

Na tribuna do Legislativo, falei aos representantes da Equatorial que compareceram para prestar esclarecimentos sobre reclamações, especialmente durante a passagem do ciclone extratropical na região metropolitana, com muitos estragos, alagamentos, falta de energia e serviços precários para atender as emergências.

Alertei que o sistema online de solicitação para ligação ou religação de energia deve ter maior segurança de dados dos consumidores para a empresa. E que ainda tinha casos de energia estar numa fase e que somente hoje foi consertado, na zona sul da Capital.

Embora não seja favorável à privatização de água e luz, relembrei que antes das privatizações (CEEE), haviam políticas de gestão com tarifas subsidiadas na indústria, isenções e inadimplência sem corte de energia de órgãos públicos e outros, além das inúmeras ações trabalhistas por conta da relação dos serviços equivalentes prestados por celetistas e estatutários. E que ainda me entristece a questão da Equatorial não aceitar os repasses patronais da previdência complementar, levando os aposentados que contribuíram com a Fundação CEEE em situação de insegurança na aposentadoria.

Dia de São Pedro e São Paulo

São Pedro (1 a.C-67) é o padroeiro do estado do Rio Grande do Sul.

Foi apóstolo de Cristo, e é tido como o fundador da Igreja Cristã em Roma, sendo considerado pela Igreja Católica como seu primeiro papa.

São Paulo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagadores do cristianismo.

Autor de treze epístolas do Novo Testamento.